quinta-feira, junho 21, 2007

Bonobos e Memes

O vídeo em baixo, que vale a pena ser visto, retracta a interacção de um grupo de Bonobos (Order: Primates; Family: Hominidae; Genus: Pan; Species: P. paniscus) com um grupo de seres-humanos. O video é narrado apresentado e narrado pela antropóloga Susan Savage-Rumbaugh.

Tirei o vídeo de um post do Francisco Burnay, intitulado Macacos de imitação (II), que vale a pena ser lido. Este é a segunda parte de um outro post: Macacos de imitação (I).

Os dois posts mais o vídeo sustentam uma ideia apresentada criada pelo biólogo evolucionista Richard Dawkins, no seu livro "O Gene Egoísta", a ideia de "meme".

Um meme, termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller controverso O Gene Egoísta, é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que respeita à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma auto-propagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.

1 comentário:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Este conceito circula na net com as pessoas a mandarem "citações" umas às outras, sem nexo. Finalmente encontrei aqui a explicação CAPAZ do que é isso de "meme".
Obrigado. Vou pôr a circular...