quinta-feira, junho 28, 2007

Buracos Negros


O conceito de Buraco Negro, na sua forma moderna, emergiu da teoria da relatividade geral de Einstein. Esta prediz que se uma porção de matéria for suficientemente comprimida, a sua gravidade torna-se tão forte que distorce uma porção de espaço de onde nada consegue escapar. A velocidade de escape excede a velocidade da luz (aproximadamente 300.000 km/s) e nem mesmo esta pode escapar do seu interior, daí a origem do termo negro (se não houver luz emitida ou reflectida o objecto é invisível).

Teoricamente podem existir buracos negros de qualquer tamanho, de microscópico a astronómico (alguns com dias-luz de diâmetro). Estes objectos apresentam apenas três características: massa, momentum angular (spin) e carga eléctrica, ou seja, buracos negros com valores iguais destas três grandezas são indistinguíveis. Uma vez que, depois de formado, o seu tamanho tende para zero, isso implica que a "densidade tenda para infinito".

A massa de um buraco-negro de 1cm de diâmetro é superior à massa da Terra.

Para o Sol se tornar num buraco negro tinha de ser comprimido até ter um raio de 3 km, 1/4000000 das dimensões actuais.

A Terra para se tornar num buraco negro tinha de ser comprimida até ter um raio de 9 milímetros, 1/1000000000 do tamanho actual.

Um buraco negro com a massa do Sol teria uma densidade de cerca de 100000000000000000000 kg por metro cúbico (10^19 kg/m^3).

Fontes: Quantum black holes: Physicists could soon creating black holes in the laboratory. Bernard J. Carr & Steven B. Gidding. Scientific American Reports, Especial Edition on Astrophysics, Volume 17, Number 1, 2007;

Wikipédia.

4 comentários:

joaosete disse...

Excelente divulgação.

Deve ser por causa destes posts que temos tido tantas visitas. Gostei mesmo. Até me sinto um especialista de buracos negros.

Abraço

kota disse...

Ao que parece, puderam existir buracos negros no centro de algumas galáxias.

Anónimo disse...

aki temos um assunto interessante!Vim em busca de informaçao e encontrei...só acho impressionante como com fenomenos reais e complexos como os buracos negros, ainda ha quem ponha em causa outros fenomenos tao mais simples como por exemplo a telepatia ( foi só um aparte)

Anónimo disse...

Conheci uma pessoa que tinha um buraco negro dentro dela. Tudo o que eu falava ela parecia querer sugar tudo, tirar tudo de dentro de mim... Saí fora!!!
Mais um pouco eu ia perder até a minha luz.