domingo, abril 29, 2007

Quarto relatório de Avaliação do IPCC


Já está disponível online na sua quase totalidade o novo relatório de avaliação do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU.
As suas principais conclusões já foram divulgadas e aqui abordadas em Fevereiro mas quem quiser ler o relatório por inteiro pode faze-lo agora. E lembrem-se, se descobrirem erros, a Exxon-Mobil tem uma lembrança para vocês. Se calhar é de aproveitar, 10 000$ é dinheiro e ainda está para ser escrito o relatório perfeito.

PS: Caro Jorge Buescu, parece que ganhei a aposta. O trabalho de Mann et al., e as demais reconstituições de paleotemperaturas para os últimos milénios continuam a ser parte integrante do capítulo sobre Paleoclimas.

sábado, abril 28, 2007

Ao cuidado do IM


A pagina dos British Geological Services sobre o sismo ocorrido hoje nas proximidades de Dover é tudo o que a página do IM relativa à sismicidade em território nacional não é e devia ser.
Sismicidade histórica, sismogramas, tensores para além dos dados relativos à magnitude e localização do epicentro disponíveis online numa questão de horas.
Um exemplo a seguir.


Fica aqui a ligação para a página da ESO (European Organisation for Astronomical Research in the Southern Hemisphere), com a notícia completa e oficial do novo planeta.

Astrónomos encontram o primeiro planeta tipo-Terra em zona habitável

Chama-se “Gliese 581 c” (é, portanto, o terceiro planeta a ser descoberto em órbita da estrela Gliese 581), está apenas a 20 anos-luz. A notícia completa pode ser lida aqui.

quinta-feira, abril 26, 2007

A mina da Guimarota

A mina da Guimarota era uma mina de lignite (um carvão pouco evoluído, com carbono menos concentrado e como tal, com menor potencial energético) nas proximidades de Leiria. No seu interior encontra-se uma jazida fossilífera do Jurássico Superior com condições de preservação excepcionais e muito relevante para a o estudo dos ecossistemas e principalmente dos mamíferos e aves dessa época, mais raramente preservados que os repteis, peixes, dinossauros, moluscos e entre outros animais por lá encontrados.

No entanto, e apesar da importância mundialmente reconhecida desta jazida, ela está votada ao abandono e permanece desconhecida do grande publico português não tendo atraído também muitos investigadores nacionais, e inclusive, a maior parto do espólio nela recolhido foi levado por investigadores alemães para a Freie Universität de Berlin.

È por estas e outras razões que convém lembrar a importância e riqueza das jazidas Jurássicas nacionais que contrasta com a falta de interesse das autoridades locais e nacionais no estudo e preservação do património geológico e paleontológico.

O blog GeoLeiria publicou recentemente uma série de fotografias (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI) tiradas numa visita recente à mina onde é patente o seu estado de abandono que pode até começar a tornar-se uma ameaça para a estabilidade dos terrenos da zona agora fortemente urbanizada.

Uma pena e um caso em que fico feliz pela investigação ter sido realizada exclusivamente por entidades estrangeiras, porque se estivessemos à espera da iniciativa nacional, muito provavelmente esta etapa da história da Terra, aqui tão bem ilustrada, ainda estaria por desvendar.

Mais informações sobre a mina da Guimarota, o seu conteúdo fóssil e bibliografia sobre esta jazida no geoRoteiros.

Estado actual da Mina da Guimarota, Leiria.

Imagens 3D do Sol

A Agência espacial norte-americana (NASA) divulgou no passado dia 23 de Abril as primeiras imagens a três dimensões (3D) do Sol, transmitidas pelas duas sondas da missão Stereo que vão permitir compreender melhor e prever as erupções solares e prevenir o impacto na atmosfera terrestre.


Imagem 3D do Sol obtida pela STEREO, para quem tiver óculos 3D..



Site oficial aqui, com todas as informações.

Via Rastos de Luz e Público

terça-feira, abril 24, 2007

Algumas curiosidades históricas sobre sismos


No passado as pessoas acreditavam que os sismos ocorriam quando Atlas, o titã mitológico condenado a carregar o mundo nas suas costas, encolhia os ombros.

O filósofo grego Aristóteles reconheceu em 350 a.C. que os terrenos “mais moles” e menos consolidados abanavam mais do que as rochas duras.

O filósofo grego Séneca (a.C. 5-65 d.C.), conselheiro do Imperador Nero, no seu tratado sobre as causas dos fenómenos naturais, dedicou um capítulo inteiro aos sismos, tendo referido que eles tinham uma causa comum e que provavelmente estariam associados às trovoadas.

A escala de magnitude de Richter foi desenvolvida em 1935 por Charles F. Richter.

“É um bocado humilhante ver obras que levaram tanto tempo a fazer e custaram tanto dinheiro ao Homem serem destruídas em minutos. No entanto, na compaixão para com os habitantes é quase instantaneamente esquecida em nome do interesse suscitado em saber-se do estado das coisas produzidas em determinada altura. As pessoas estão acostumadas a atribuir isso a uma sucessão de eras”. Charles Darwin sobre o terramoto de Concépcion, Chile, 1835.


Texto adaptado de História Merdosa de Quase Tudo, de A. Parody. Publicações Europa- América.

domingo, abril 22, 2007

Dia da Terra


Um feliz dia da Terra para todos. Seja ele o de hoje, o que coincide com o equinócio da Primavera ou outro qualquer.

quinta-feira, abril 19, 2007

"Não é a mais forte das espécies que sobrevive, nem a mais inteligente, mas aquela que melhor reage à mudança."
Charles Darwin (1809-1882)


quarta-feira, abril 18, 2007

Pi


PI é a mais antiga constante matemática que se conhece. É também um dos poucos objectos matemáticos que, ao ser mencionado, é reconhecido por praticamente qualquer pessoa alfabetizada.

Na matemática, π é um número transcendente (e, portanto irracional), representa a relação entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro. É representado pela letra grega π.

Considerando o comprimento de uma circunferência e o diâmetro, temos:

Pi tem o valor aproximado de:
3,141592653589793238462643383279502884197169399375105820974944592

π é um número irracional, isto é, não pode ser expresso como a razão entre dois números inteiros naturais. A irracionalidade de π foi demonstrada em 1761 por Johann Heinrich Lambert.

Além de irracional, π é um número transcendente, o que foi provado por Ferdinand Lindemann em 1882. Isso significa que não existe um polinómio com coeficientes inteiros ou racionais do qual π seja uma raiz. Como resultado disso, é impossível exprimir π com um número finito de números inteiros, de fracções racionais ou suas raízes.
Foi Euller quem, em 1737, tornou conhecido o símbolo para o número pi. Foi também nesta época que os matemáticos conseguiram demonstrar que é um número irracional.
O recorde de cinco triliões de casas decimais para o valor de pi foi quebrado por um adolescente americano de 17 anos. Colin Percival, usando microcomputadores, completou a última etapa dos cálculos em setembro de 1998. Vinte e cinco microcomputadores, colocados à disposição de Percival por colaboradores em várias partes do mundo, auxiliaram-no a realizar os cálculos.
O projecto PiHex, por meio do qual Percival conquistou o seu recorde, parte agora para um novo desafio - calcular 40 triliões de casas do pi. Estima-se que serão necessários 10 anos para completar a tarefa. Bem, isto depende muito da velocidade dos processadores, pois a cada dia que passa estão mais rápidos. Se quiser participar, entre aqui.

UM HEXÁGONO BIZARRO EM SATURNO


"A sonda espacial Cassini obteve imagens de uma estrutura estranha de seis lados no pólo Norte de Saturno. O facto de esta estrutura, com a forma de um hexágono, ter sido já observada há mais de duas décadas, em imagens obtidas pelas sondas Voyager 1 e 2, indica que é uma estrutura duradoura. As imagens obtidas pela Cassini são as primeiras a captar todo o hexágono e, um segundo hexágono significativamente mais escuro pode também ser observado.

Este estranho fenómeno nunca foi observado noutro planeta. Com a forma geométrica de um hexágono, esta estrutura seria a última coisa que se esperaria encontrar na atmosfera espessa de Saturno que é dominada por "ondas" e células de convecção circulares. "

Fonte: Astronovas (texto completo)

"GALÁXIA COMETA" FORNECE PISTAS PARA A EVOLUÇÃO DE GALÁXIAS


"Com o auxílio do telescópio espacial Hubble e de vários outros telescópiosterrestres e espaciais, os astrónomos foram capazes de observar uma galáxia aser "desfeita" por acção do campo gravitacional de um enxame de galáxias.

Esta descoberta fornece algumas pistas sobre o processo misterioso pelo qualgaláxias espirais ricas em gás podem eventualmente evoluir para galáxiasirregulares ou elípticas, pobres em gás, no decorrer de milhares de milhões deanos. As novas observações também fornecem uma explicação para o mecanismo quefaz com que milhões de estrelas "vagabundas" sejam observadas espalhadas pelosenxames de galáxias."
Fonte: Astronovas (ver texto completo)

domingo, abril 15, 2007

Sunshine

Irrepreensívelmente filmado, narrativamente decente, visualmente impressionante e físicamente impossível.
Um excelente filme de ficção científica.

Leonhard Euler


Faz hoje 300 anos que nasceu um dos maiores génios que o mundo já viu. Considerado o Mozart da matemática, Leonhard Euler revolucionou o mundo da ciência.
Nasceu na Basileia, filho do pastor calvinista Paul Euler que, desprezando seu prodigioso talento matemático, determinou que ele estudaria Teologia e seguiria a carreira religiosa. Daniel e Nikolaus Bernoulli convenceram o pai de Euler a permitir que seu filho trocasse o hábito pelos números.
Euler possuía uma cultura vastíssima, tendo estudado, além de Matemática, Teologia, Medicina, Astronomia, Física e Línguas Orientais

A sua obra mais importante foi a "Mechanica" onde transformou a Mecânica numa ciência analítica.

Nos seus numerosos trabalhos (900 obras publicadas) em que aprofundou os conhecimentos disponíveis em diversos capítulos da Matemática pura e aplicada, Euler usou a linguagem e as notações que ainda hoje utilizamos (Carl Boyer considera-o "construtor de notação mais bem sucedido de todos os tempos").

O seu poder de concentração e a sua força de vontade eram espantosos.Aos 28 anos perdeu um olho e aos 60 cegou completamente, mas continuou a ditar novas obras aos filhos até morrer (diz-se que teve 13 filhos...)

O símbolo e foi usado por Euler em 1739, para designar o número de Neper. A escolha poderá dever-se ao facto de ser a primeira letra da palavra "exponencial", sabendo já Euler a importância de que se reveste, a função exponencial , cuja base é o número de Neper.

A função exponencial modela fenómenos de importância vital, nos mais variados campos da ciência: físico-químicas, biológias, económicas, agronómicas, geográficas, médicas, sociais.

Muitas das notações matemáticas hoje utilizadas são da autoria de Euler. Isto inclui o uso da letra i para o número imaginário básico, a raiz quadrada de –1. Euler adorava uma fórmula matemática, que considerava a mais bela e mandou pô-la por cima da Academia de Sampetersburgo. A fórmula é:

Esta fórmula integra 1 e 0, que são básicos no nosso sistema numérico, as três operações matemáticas – adição, multiplicação e exponenciação – os dois números irracionais pi e e , e ainda i, a base dos números imaginários.


Fonte: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/euler.htm
Imagem: Leonhard Euler aos 49 anos, quadro a óleo por Emanuel Handmann, 1756

sexta-feira, abril 13, 2007

Astrónomos encontraram evidências de água num planeta exterior ao Sistema Solar


Cientistas afirmam ter encontrado evidências de água na atmosfera de um planeta fora do nosso Sistema Solar, a 150 anos-luz da Terra, conhecido como HD 209458b ou Osiris, segundo um estudo publicado na revista "Astrophysical Journal".

Ver notícias completas aqui, aqui e aqui
Crédito da imagem: European Space Agency, Institut d'Astrophysique de Paris and NASA

quinta-feira, abril 12, 2007

Sismo provoca lenvantamento de 3 m em ilha do Pacífico

O sismo de magnitude 8.1 na escala de Richter registado a semana passada nas Ilhas Salomão provocou, para além de um tsunami devastador, um levantamento de até 3 metros em algumas dessas ilhas, expondo recifes de coral (bordo branco da ilha na foto acima) e até barco afundados durante a Segunda Guerra Mundial.

Este levantamento deveu-se ao movimento ao longo do plano de falha onde teve origem o sismo, sendo que as ilhas que se encontram levantadas se localizam no bloco que subiu durante esse movimento.

Mais fotos e informações na National Geographic.

quarta-feira, abril 11, 2007

Vida em Vénus?


Com uma atmosfera sufocante de dióxido de carbono, com chuvas de ácido sulfúrico e com temperaturas suficientemente quentes para derreter metal, Vénus é um dos locais no Universo onde alguém jamais poderia imaginar a existência de vida. No entanto, em 2002, dois cientistas da Universidade do Texas propuseram exactamente isso.
De acordo com Dirk Schulze-Makuch e Louis Irwin, certos níveis da atmosfera de Vénus poderiam sustentar a presença de vida aérea, semelhantes a bactérias. A existência deste tipo de vida poderia explicar a existência de sulfureto de hidrogénio e dióxido de enxofre e a ausência de monóxido de carbono na atmosfera. Estas bactérias poderiam ter-se desenvolvido em períodos menos tórridos da história de Vénus e depois ter evoluído em determinados nichos do planeta, antes dos gases de efeito de estufa terem tomado conta do planeta.
É claro que a maioria da comunidade científica é extremamente céptica em relação a esta ideia. No entanto, se a vida pudesse existir em Vénus poderia de facto existir em muitos outros locais do Universo, uma perspectiva que não deixa de ser excitante.
Bibliografia: The Rough Guide to the Universe, de John Scalzi
Crédito da Imagem: ESA
Ver mais aqui e aqui

terça-feira, abril 10, 2007

Geologia de Campo (XXI)


Escoada de lava pahoehoe, ou encordoada. Ilha do Pico, Açores.
Contribuição de Davide Gamboa.

Descoberta relação entre sismos fortes e a intensidade de erupções vulcânicas


Cientistas da NASA verificaram um aumento na intensidade das erupções dos vulcões Merapi e Semeru depois da ocorrência de um sismo de magnitude 6.4 ter abalado a região da ilha de Java na Indonésia onde se localizam estes aparelhos vulcânicos.
A equipa que monotorizou a actividade dos vulcões usando vários tipos de dados recolhidos por satélites propõe que os movimentos provocados pelo evento sísmico tenham facilidato a ascensão do magma, dando origem a um aumento das taxas de erupção. Este estudo não permite contudo perceber se a ocorrência de um sismo forte poderá ou não dar origem a uma erupção num vulcão que não se encontre em actividade.

Mais informações aqui, via ScienceDaily.

segunda-feira, abril 09, 2007

Fronteira Núcleo-Manto: Imagens de alta resolução



Um grupo de cientistas do MIT e da Purdue publicou na Science novas imagens da estrutura interna da Terra. Ver aqui.
Estes cientistas adaptaram tecnologia utilizada na exploração de gás e petróleo na crusta superior de modo a obter imagens de alta resolução da fronteira manto-núcleo (a cerca de 2900 km de profundidade).
Crédito: Image courtesy, Robert van der Hilst, MIT

domingo, abril 08, 2007

Açores: a whola lotta shakin' goin' on


Três dias depois do último post sobre este assunto a actividade sísmica nos Açores está longe de diminuir, continuando a haver vários sismos diários tanto na zona dos Ilhéus das Formigas como a Oeste do Faial.
Contudo, para as autoridades responsáveis tal actividade é normal e não parece haver grandes razões para preocupação, e como eles percebem mais disso do que eu, que ainda por cima moro muito longe dos Açores, fico muito mais descansado.

quinta-feira, abril 05, 2007

Sismos nos Açores


Uma notícia de hoje no Público online de hoje chamou-me a atenção para além da ocorrência de um sismo de magnitude bastante elevada entre São Miguel e Santa Maria, para uma nova crise sísmica nos Açores, desta vez afectando a ilha do Faial que nem se vê no mapa de distribuição de sismos naquele arquipélago disponibilizado pelo IM, tal é a quantidade de sismos ocorrida desde o início do mês, tendo dois destes sido sentidos pela população.
A localização destes epicentros na ilha onde se deu a última erupção vulcânica registada em território nacional (vulcão dos Capelinhos, 1957-1958; algumas fotos aqui) sugere uma possível ligação entre esta actividade sísmica e movimentações de magma que podem ou não dar origem a uma futura erupção mas sendo os Açores uma região sísmicamente muito activa e com uma tectónica complexa é também possível que estes abalos não estejam relacionados com qualquer tipo de actividade vulcânica. A única coisa é esperar para ver e estar atento ás notícias do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores.

Mais informações sobre actividade sísmica nos Açores aqui e aqui.

quarta-feira, abril 04, 2007

Um pouco de nada


Einstein disse uma vez que o mais incompreensível do mundo era ele ser compreensível. Num colóquio realizado na Faculdade de Ciências, no qual estavam frente a frente cientistas crentes e não crentes (e um criacionista, mas essa é uma outra história), um dos intervenientes de que agora não me recordo do nome disse mais ou menos isto: mesmo não sendo crente, isso não me impede de sempre que o Sol nasce ou que uma molécula de DNA se replica, reconhecer que se realizou um milagre! Eu diria mais, é um milagre compreender que um milagre se realizou. É esta forma de pensar que por vezes as pessoas fora das ciências (e por vezes alguns cientistas) não compreendem. Muito do que foi historicamente considerado milagre foi posteriormente compreendido através do bom uso da razão. Foi explicado, testado e modelado. No entanto ainda há muitos milagres por explicar. Como nasceu o Universo? Porquê? Qual o seu tamanho? Somos os únicos seres vivos nesta vastidão de espaço? O que é o Tempo? Quantas dimensões existem? O que é a nossa consciência, que nos fala e questiona todos os dias? E até mesmo se quisermos, o que é esse magnífico sentimento denominado de amor? Ainda há muitas perguntas. E em cada nova resposta surgem ainda mais perguntas. É este o jogo da ciência. Tentar de forma persistente, racional e organizada abrir caminho pelo desconhecido. Se isto não fosse feito de forma metódica, usando o método científico, rapidamente nos perderíamos. A ciência é um pouco isto, é um caminho. Um caminho que foi seguido por milhões de pessoas antes de nós e que será seguido por muitos outros quando nós desaparecermos. É uma corrida de estafetas que dura há vários séculos. Sou cientista de profissão, mas isso não chega, à que sê-lo também de coração. Deste ponto de vista qualquer pessoa é um potencial cientista. De facto todos, mesmo que não saibam, o são. A questão e a procura de uma resposta coerente parecem ser inerentes ao espírito humano. Porquê?

terça-feira, abril 03, 2007

Geologia de Campo (XX)

Antigo vale glaciar perto do Monte Perdido, Pirinéus Aragoneses, Espanha.

Exponencial


“Uma famosa lenda sobre o inventor do jogo de xadrez, diz que, quando chamado à presença do rei e indagado que recompensa desejava pela sua invenção, ele humildemente pediu que um grão de trigo fosse colocado no primeiro quadrado do tabuleiro, dois no segundo quadrado, quatro grãos no terceiro e assim por diante, até que os todos os sessenta e quatro quadrados do tabuleiro estivessem cobertos. O rei, surpreso com a modéstia do pedido, imediatamente ordenou que se trouxesse um saco de grãos de e os seus servos pacientemente começaram a colocar os grãos no tabuleiro. Para seu espanto, logo ficou claro que nem mesmo todos os grãos de trigo do reino seriam suficientes para atender ao pedido, já que o número de grãos no último quadrado, 2^63 (2 levantado a 63), é 9223372036854775808 (aos quais devemos somar os grãos de todos os quadrados anteriores, o que torna o número total o dobro desta quantidade). Se colocássemos tantos grãos numa linha contínua, a linha teria o comprimento de dois anos-luz – cerca de metade da distância até à estrela Alfa de Centauro, a nossa vizinha mais próxima.”

Eli Maor acerca da espantosa taxa de crescimento de uma função exponencial, no seu livro “e: histórias de um número”. Publicado em português pela Gradiva, colecção Trajectos da Ciência.

domingo, abril 01, 2007

È Magia!


O texto de Jónatas Machado no Ciência Hoje desapareceu de um dia para o outro...
Será que foram as numerosas reacções negativas e a demissão de Jorge Buesco do Conselho Científico desta publicação que motivaram esta decisão ou terá sido providência divina?

Conchas



Filha da rocha e do mar acinzentado...
tu alegras o espírito das crianças,
ó concha marinha.

Alceu, séc. VII a. C.