sexta-feira, dezembro 14, 2007

CONFERÊNCIAS do GeoFCUL


Físicos, o Grand Canyon e a idade da Terra


por Fernando Barriga (GeoFCUL, CREMINER)


19 de Dezembro às 17h00 na sala 6.2.53 do EdifícioC6 na Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa

terça-feira, dezembro 11, 2007

Nasa Great Images





Deixo aqui uma pequena homenagem aos Astronautas da NASA. As imagens são do arquivo da Nasa - Great Images in NASA. Missões Apollo 16 e 17.

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Jeffrey Wilson dia 8 de Dezembro em Lisboa

O Luís Rodrigues, do Ciência ao Natural, enviou-nos a seguinte informação:

O Professor Jeffrey A. Wilson, da Universidade do Michigan, desloca-se a Portugal para efectuar uma palestra, no próximo dia 8 de Dezembro (sábado), pelas 18h, no Museu Nacional de História Natural, durante a XXI Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis. A palestra intitula-se "Monoliths of the Mesozoic: Paleobiology of sauropod dinosaurs".

O referido Professor vem igualmente efectuar trabalhos conjuntos com paleontólogos do MNHN.
Jeffrey A. Wilson integrou a equipa que descobriu e descreveu o dinossáurio recentemente “famoso” Nigersaurus taqueti, que apresentava mais de 500 dentes no seu crânio.

Jeffrey A. Wilson é ainda responsável pela actual classificação dos dinossáurios Sauropoda (o maiores, quadrúpedes e herbívoros), participou na identificação de nove novas espécies de dinossáurios (Afrovenator abakensis, Deltadromeus agilis, Isisaurus colberti, Jobaria tiguidensis ,Rajasaurus narmadensis, Rugops primus, Spinostropheus gautieri, Suchomimus tenerensis e Nigersaurus taqueti), e liderou e participou diversas campanhas de prospecção e escavação de vertebrados fósseis no Níger, Paquistão, Índia, Jordânia e Marrocos.





Para saber mais:
Luis Azevedo Rodrigues
Natural History Museum Rua da Escola Politécnica, 58P-1250-102 Lisboa
PORTUGAL
Phone: +351 21 392 18 35FAX: +351 21 390 58 50
Obrigao Luis

sábado, dezembro 01, 2007

Geologia de Campo (Santa Cruz de La Palma, Canárias)

Caldeira do Taburiente (vulcao mais antigo, composto essencialmente por acumulaçoes piroclásticas. O que mantém o edifício na sua estabilidade precária sao os inúmeros filoes que o cortam. Ainda assim, pode ver-se uma enorme cicatriz de deslizamento.)




Vulcao de San Antonio no extremo sul da ilha.



Teneguia. Vulcao mais recente da ilha, formado durante a última erupçao vulcânica em solo espanhol (1971). A ilha cresce em direcçao ao sul como resultado da actividade de um "hot spot". (Agora o Rui M. devia explicar o que é um hot spot...)