terça-feira, setembro 30, 2008

Energia Negra e o Princípio de Copérnico


O Universo está a expandir. Isto parece ser um facto confirmado por observações realizadas por Edwin Hubble. Mais tarde o próprio Einstein percebeu que sua relatividade geral já previa teoricamente esta possibilidade, apesar de na altura não se ter apercebido imediatamente disso, tendo mesmo referido este situação como o maior erro da sua vida. No entanto, o Universo não parecia ter energia-matéria que permitisse esta expansão. Em 1970 Alan Guth propôs a existência de um campo de energia negativa que se oporia à gravidade permitindo que o Universo expandisse. O termo "energia negra" foi proposto por Michael Turner em 1998 e actualmente os cientistas pensam que esta energia é responsável por 74% do total de massa-energia do Universo.

Outro ideia paradigmática em física é o Principio de Copérnico que basicamente diz que nós não ocupamos uma posição previligiada no Universo. Isto é, se tivéssemos em qualquer outro local este pareceria-nos, a grande escala (à escala dos aglomerados de galáxias, ver video aqui), muito semelhante ao que observamos da Terra. O que equivale a dizer que o Universo é isótropo.

Uma ideia arrojada de um grupo de cientistas da Universidade de Oxford põe em causa estas duas ideias. Estes propõem que nós ocupamos uma posição especial no Universo. A ideia é que estamos num grande espaço vazio onde a densidade de matéria-energia é extremamente baixa. Esta ideia colide frontalmente com o Princípio de Copérnico e pode implicar que a energia negra seja apenas uma ilusão.

Filosoficamente esta ideia tem implicações brutais. Se estamos de facto num local muito especial do Universo, um vazio, somos obrigatóriamente levados a pensar como será o resto?

Artigo:
Timothy Clifton, Pedro G. Ferreira, and Kate Land. Living in a Void: Testing the Copernican Principle with Distant Supernovae. Phys. Rev. Lett., 101, 131302 (2008) DOI: 10.1103/PhysRevLett.101.131302
Imagem daqui

quarta-feira, setembro 17, 2008

Fractais


Já escrevi aqui sobre fractais. Também a Wikipédia tem bons artigos sobre o tema: aqui em português e aqui em inglês.

Fractal Zoom Mandelbrot Corner

Por falar em fractais..

Echoes of the Universe

A minha homenagem ao Richard Wright (1943-2008) teclista e membro fundador dos Pink Floyd, uma das mais criativas bandas de rock de sempre.

Estas imagens são um modelo da estrutura do Universo a grande escala. Os nós da malha correspondem a aglomerados de milhões de galáxias.

Mandelbrot, Much bigger than the universe! deep zoom 2^316

Para quem gosta de fractais..

quarta-feira, setembro 10, 2008

LHC - Um desejo de Grandes Descobertas


O LHC (Large Hadron Collider) entrou hoje, dia 10 de Setembro de 2008, em funcionamento. O LHC é o maior acelerador de partículas do mundo, com 27 quilometros de circunferência, e irá fazer colidir feixes de protões (que são partículas elementares que fazem parte do grupo dos Hadrões) de alta energia. Um dos objectivos do LHC é o tentar validar o Modelo Padrão da física de partículas, uma teoria que descreve as forças fundamentais forte, fraca e electromagnética, bem como as partículas fundamentais que constituem toda a matéria. Este modelo prevê a existência do Bosão de Higgs, popularmente conhecido como a Partícula de Deus, e se esta existir estará ao alcance de ser detectado pelo LHC. Muitas outras resposta podem surgir das experiências levadas a cabo no LHC, como por exemplo porque é que as partículas têm a massa que têm e qual o caminho para chegar à Teoria da Grande Unificação, sonhada por Einstein.

LHC - Grande Colisor de Hadrões

Entrou hoje, 10 de Setembro de 2008, em funcionamento.

quarta-feira, setembro 03, 2008

Onde caem mais raios?

Clicar para aumentar.
Distribuição global de raios entre Abril de 1995 e Fevereiro de 2003.